Restrição de Cândido Sales-BA à Vitória da Conquista-BA atrapalha o transporte de carga excedente em peso e dimensões e também o tráfego de Rodotrens e Bitrens.
A ponte do Rio Pardo em Cândido Sales-BA é localizada na BR 116 no km 909 e foi inaugurada em 1952. Ela é considerada estreita, alta e já teve problemas graves em sua estrutura onde precisou passar por reformas que ainda não são consideradas tão seguras para o alto fluxo existente na via.
Por ser uma ponte muito estreita e com falta de reformas consistentes em sua estrutura, os motoristas correm riscos em sua travessia, a qual deve ser realizada com muita cautela afim de evitar acidentes. Os rodotrens e bitrens são obrigados ao desengate de suas unidades tracionadas, perdendo tempo de viagem e passando por procedimentos desgastantes com puxa e volta das carretas para união do conjunto CVC. O "bate e volta" das unidades tracionadas gera o prejuízo de cerca de 170 km e aproximadamente 5 horas para que a operação seja realizada.
Atualmente o trecho é administrado pela Via Bahia, onde os transportadores, com esperança, aguardam uma iniciativa da concessionária para reformar a ponte com o objetivo de suportar pesos e fluxo superior ao que era costume desde 1952.
A restrição na AET DNIT está entre o km 919,50 ao km 837,20 (norte e sul), onde o CVC, além de ter todo este trabalho, sofrer com perdas de tempo de viagem e desgastes, é obrigado a pagar a tarifa de pedágio no km 873,50 em ambos sentidos.
Com o intuito de ajudar os transportadores que ainda não estão informados ou encontram problemas nesta região, estaremos auxiliando à todos com uma opção que poderá ser estudada em seu departamento logístico.
Veja no mapa abaixo o trecho opcional para realizar a operação de desvio sem o desengate:
Este trajeto aumenta com o desvio em comparação à rota convencional 175 km, porém, o motorista não perde tempo com o desengate do conjunto e também não paga o pedágio de Vitória da Conquista - BA.
Sabemos que a opção não é das melhores, porém, minimizando o tempo e oferecendo custo e benefício, a rota se torna mais atrativa do que a operação realizada anteriormente.
O transportador não deve esquecer que para o trecho alterado o mesmo deverá requerer as devidas AET's para os trechos que atualmente estão liberados:
- AET DNIT
- AET DER-MG
- AET DER-BA
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