De acordo com a portaria 64/2016 do DER/SP publicada dia 21 de dezembro de 2016 os Guindastes Auto propelidos dotados de 6 ou mais eixos, com peso por eixo igual a 12 tf (2 pneus por eixo direcionais) exigirá a realização do estudo prévio das obras de arte existentes ao longo do itinerário a ser percorrido.
A contestação da exigência é referente ao esforço do Guindaste sobre as Obras de Artes. Empresas que emitem Laudos Técnicos Estruturais concordam com o DER/SP, pois existem diversas pontes antigas muito danificadas e que sem estudo sobre as Obras de Artes esses tipos de veículos poderão danificar ainda mais suas estruturas. Transportadoras e empresas de Guindastes acham inviável o comunicado na portaria do DER/SP referente a exigência, pois na maior crise que o Brasil está enfrentando os Guindastes de no mínimo 6 eixos com PBT mínimo de 72,0 tons já estavam ociosos em seus pátios aguardando obras e serviços a serem executadas, agora com a exigência do ETE muitas obras emergênciais ou serviços que necessitam da agilidade de obtenção de autorizações especiais de trânsito (AET) ficaram morosas após toda a documentação exigida pelo órgão público. A grande dificuldade enfrentadas por empresas transportadoras e de guindastes e o pagamento das TAP's (Tarifa adicional de pedágio)acima de 45,0 toneladas e/ou até mesmo Inversão de Pistas na Rodovia dos Imigrantes (Ecovias) quando equipamentos ultrapassam os 70,0 toneladas. Existem uma discordância muito grande para cada órgão público em relação ao Guindaste Auto Propelido: DNIT não exige EVE para Guindastes, e não cobra nenhum centavo para Guindastes até 74,0 tons.DER exive EVE para Guingastes com 6 eixos e/ou mais e além disso cobra a TAP acima de 45,0 tons.
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